Metabolismo Acelerado, qual a consequência?

Reading time: less than 1 minute

O metabolismo define como será o nosso gasto calórico. Algumas pessoas possuem mais facilidade para perder peso, enquanto outras precisam se dedicar arduamente para chegar na meta de peso que deseja.

Apesar de vermos muitas pessoas reclamando que estão com sobre peso por conta do metabolismo, existem muitos indivíduos que sofrem para ganhar e manter o peso.

As calorias são obtidas pelo consumo de alimentos, alguns possuem um teor calórico muito alto e por isso, não são indicados para pessoas que desejam emagrecer, já outros têm poucas calorias e são essenciais para auxiliar na dieta.

Dessa forma, os tipos de alimentos são indicados para as pessoas de formas diferentes, devido ao seu processo metabólico e objetivo que se deseja alcançar.

Veja alguns sintomas que indicam se o seu metabolismo é acelerado, pois a dificuldade de ganhar massa e outros problemas podem estar sendo causados por ele.

Sintomas do metabolismo acelerado

Também chamado de hiper-metabolismo, o metabolismo acelerado aumenta a atividade metabólica do nosso organismo. Por conta disso, é possível visualizar a elevação dos índices da nossa taxa de metabolismo basal.

Taxa do metabolismo basal

Corresponde ao total de calorias que o corpo precisa transformar em energia para manter as funções básicas do nosso organismo, responsável pela manutenção da existência humana. Diversos fatores influenciam a nossa taxa basal, sendo elas a idade, sexo ou genética.

Muitos fatores podem fazer com que desenvolvamos o metabolismo acelerado, entretanto o mais comum, é herdarmos de nossos antepassados, a eficiência da atividade metabólica.

Caso alguns sintomas sejam identificados, você pode passar pelo exame PET scan que ajuda a detectar, qual atividade metabólica o seu corpo está realizando para manter o seu melhor funcionamento.

Se atentar ao metabolismo acelerado é muito importante, porque ele pode causar diversos sintomas, e se não for tratado, o quadro clínico pode acabar se agravando, o que afeta diretamente nas suas atividades do dia a dia.

  1. Perda repentina de peso

Quando sofremos com o metabolismo acelerado, a primeira coisa que é possível perceber é a diminuição do peso, pois para manter suas funções no nosso organismo será necessário produzir muita energia. Dessa forma, o corpo utiliza a gordura estocada como fonte de energia.

Caso você não tenha gordura para queimar, o corpo começa utilizar a massa muscular, pois é necessário manter a atividade metabólica para continuarmos sobrevivendo.

  • Cansaço e fadiga

Esse sintoma é causado pela falta de calorias que o seu corpo irá ter, pois não será possível obter a quantidade necessária de energia, para que o seu organismo funcione adequadamente.

Além disso, as suas células começaram a trabalhar com baixa eficiência, já que elas conseguirão obter poucos nutrientes.

Isso fará com que o seu metabolismo fique sobrecarregado e se não tratado, pode agravar cada vez mais, gerando o cansaço e a fadiga. Isso ocorre, pois, todos os mecanismos que ajudam no funcionamento do seu corpo, estarão com falta de energia e nutrientes.

  • Batimentos cardíacos

O seu corpo irá precisar de uma quantidade maior de oxigênio. Dessa forma, o seu coração irá bater mais rápido para que o sangue possa circular pelo seu corpo. Além disso, quando o seu ritmo cardíaco é aumentado outros problemas podem ser desencadeados.

  • Insônia

O metabolismo acelerado faz com que você desenvolva insônia, porque será mais difícil relaxar o corpo na hora de dormir, sendo que ele ainda estará acelerado.

Além disso, algumas características físicas decorrentes desse problema, também podem atrapalhar a sua rotina, como a sudorese e o aumento dos batimentos cardíacos que mantém o seu corpo ativo por mais tempo.

Portanto, é importante detectar o metabolismo acelerado e procurar o auxílio de um profissional, para ajudar a solucionar esse problema, pois ele irá afetar diretamente a sua qualidade de vida.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *